Uropatia (qualquer moléstia referente ao trato urinário) - перевод на русский
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Uropatia (qualquer moléstia referente ao trato urinário) - перевод на русский

INFEÇÃO QUE AFETA PARTE DO TRATO URINÁRIO
Infecção urinária; Infecção de trato urinário; Infecções do trato urinário; Infecção Urinária; Infeção urinária; Infeção do trato urinário

Uropatia (qualquer moléstia referente ao trato urinário)      
уропатия (любое нарушение, связанное с мочевым трактом)
um lugar ao sol         
Um lugar ao sol; Um Lugar ao Sol (livro)
место под солнцем
em casa         
Em Casa - Ao Vivo
дома

Определение

ao
Gram
1 Composição da preposição a e do artigo o: Dei ao pobre.
2 Composição da preposição a e do pronome demonstrativo o: Ao que pedir, darei.

Википедия

Infecção do trato urinário

Uma infeção do trato urinário (ITU) é uma infeção que afeta parte do trato urinário. Quando afeta a parte inferior do trato urinário denomina-se cistite ou infeção da bexiga. Quando afeta a parte superior do trato urinário denomina-se pielonefrite ou infeção do rim. Os sintomas mais comuns das infeções do trato urinário inferior são dor ao urinar, micção frequente e sentir vontade de urinar apesar de a bexiga estar vazia. Os sintomas mais comuns de uma infeção dos rins são idênticos aos do trato inferior, acrescidos de febre e dor nos lados do abdómen. São raros os casos em que se verifica sangue na urina. Em pessoas muito novas ou idosas, os sintomas podem ser vagos e não específicos.

A causa mais comum de infeção é a bactéria Escherichia coli, embora alguns casos raros possam ser causados por outras bactérias ou fungos. Os factores de risco incluem sexo feminino, relações sexuais, diabetes, obesidade e antecedentes familiares da doença. Embora as relações sexuais sejam um fator de risco, as ITU não são classificadas como infeção sexualmente transmissível. As infeções do rim geralmente ocorrem na sequência de uma infeção da bexiga, embora possam também ser causadas por bactérias no sangue. O diagnóstico de mulheres jovens pode ser baseado apenas nos sintomas. Em pessoas com sintomas vagos, o diagnóstico pode ser difícil, dado que pode haver presença de bactérias sem sinais de infeção. Em casos complicados ou quando o tratamento não está a ser eficaz, pode ser necessária uma cultura de urina.

Em casos não complicados, as ITU são tratadas com antibióticos de curta duração como nitrofurantoína ou trimetoprim/sulfametoxazol. No entanto, está a aumentar a resistência antibiótica a muitos dos antibióticos usados para tratar esta condição. Em casos complicados, podem ser necessários antibióticos de longa duração ou administrados por via intravenosa. Quando os sintomas não melhoram em dois ou três dias, podem ser necessários mais exames de diagnóstico. A fenazopiridina pode ajudar a aliviar os sintomas. Em pessoas com presença de bactérias ou leucócitos na urina, mas sem sintomas, geralmente não são necessários antibióticos, embora o possam ser durante a gravidez. Em pessoas com infeções frequentes, podem ser administrados antibióticos de curta duração assim que os sintomas se manifestam, ou administrados antibióticos de longa duração como medida de prevenção.

Em cada ano, cerca de 150 milhões de pessoas desenvolvem uma infeção do trato urinário. A condição é mais comum entre mulheres do que entre homens. Nas mulheres, são a forma mais comum de infeções bacterianas. Em cada ano, cerca de 10% das mulheres desenvolvem uma ITU e metade de todas as mulheres contrai uma ITU pelo menos uma vez na vida. As ITU são mais frequentes entre os 16 e 35 anos de idade. As recorrências são comuns. As infeções do trato urinário têm sido descritas desde a Antiguidade. A primeira descrição documentada encontra-se no Papiro Ebers, datado de 1550 a.C.